Identificação

ARQUIGRUPO, Arquitectura e Planeamento, Lda.

Sociedade por quotas com um capital social de 6000€, fundada em 1984, com sede na Rua Duque de Palmela, 117-2º 4000-373 Porto, registada na 1º Conservatória do Registo Comercial do Porto, sob o nº 38953, pessoa colectiva nº 501456708, propriedade dos arquitectos Elói Augusto Pereira e Custódia Alves Ribeiro.

 

Objecto Empresarial

A sociedade tem por objecto a realização de estudos, projectos e consultorias, nas áreas da arquitectura, do planeamento urbano, do paisagismo e das engenharias, electrotécnica, mecânicas e hidráulicas.

 

Administração

Arq. Elói Augusto Pereira, gerência

Arq. Custódia Alves Ribeiro, gerência

Dra. Mafalda Falcão, gestão

 

História

A Arquigrupo teve a sua génese num grupo de estudantes de arquitectura que, no princípio da década de 80, partilhavam os mesmos sonhos e valores. Frequentavam a Escola Superior de Belas Artes do Porto e, paralelamente, trabalhavam em projectos comuns de arquitectura, urbanismo e design. Os seus quatro fundadores – José Manuel Bastos, Elói Augusto Pereira, Joaquim Duarte da Rocha e Luís Manuel Cambra – alugaram um atelier em S. Lázaro, uma zona da cidade do Porto tradicionalmente de artistas e poetas, na proximidade da sua escola, onde se encontravam para estudar e trabalhar, cultivando uma estética com referências aos “clássicos” do Movimento Moderno: Mies, Aalto, Le Corbusier e Wright.

Entre as suas iniciativas culturais e empreendedoras contam-se a organização de viagem de estudo à Holanda, onde contactaram com as obras de Pieter Oud, Dudok, Berlage, Brinkman e Rietveld, a criação do Bar Sax, no Porto, a criação da galeria de arte Alínea A, no Porto e da Feitoria, galeria de arte e café-bar, em S. João da Madeira e que originou a constituição da empresa Risco – Gestão de Bares, Artes e Ideias, Lda.

Outros estudantes de arquitectura, de pintura e de engenharia, frequentaram o atelier que esteve na fundação da Arquigrupo: José Carlos Cruz, Nuno Lacerda Lopes, David Lopes, Marques Cruz, Custódia Alves Ribeiro, Liseta Valente, Manuela Matos, Fernando Matos e Óscar Vasconcelos.

Desde 1990, no âmbito do desenvolvimento da actividade projectista, a Arquigrupo tem estabelecido parcerias técnicas com as empresas Noráqua e Rodrigues Cardoso, Moreira da Costa & Associados, G.E.T., RothProjectos e com os arquitectos e urbanistas Sidónio Pardal, Jorge Moreira da Costa, J. A. Lopes da Costa, Diana Eibner Roth e Isabel Alves.